COMO?

No VÍDEO, o Prof. RICARDO HARDUIM esclarece o passo-a-passo para a aplicação do projeto ‘CARBONO NEUTRO’ em uma instituição educacional.

METODOLOGIA

Fluxograma

Carbono Neutro
em instituições de ensino

A escola necessita trilhar a sequência ao lado para conquistar a validação ‘carbono neutro’.

No item 1 inicia-se o projeto numa instituição de ensino, sendo que este será implantado tão-somente se os diretores e coordenadores pedagógicos se sensibilizarem com a proposta. Portanto, a receptividade, compreensão, acolhida e aceitação representam a conduta para o caminhar do projeto na instituição.

A sugestão no item 2 é a criação de uma equipe de integrantes da escola que possa conduzir e coordenar o projeto. Essa equipe de membros partícipes é aqui intitulada ‘Núcleo Mobilizador do Clima – NMC’. O NMC poderá ser constituído de forma híbrida com a participação de distintos setores, tais como representantes do corpo diretivo, professores, estudantes, servidores, técnicos, bem como outros membros da comunidade educativa.

O item 3 do fluxograma representa a etapa técnica do projeto no que concerne aos cálculos correspondentes às emissões de GEE.

Os itens 4 e 5 configuram, respectivamente, a efetiva compensação e as intervenções para a redução do carbono emitido.

O item 6 é a etapa que fundamenta o processo, pois os resultados alcançados devem retratar e traduzir o quanto a comunidade educativa denota êxito no exercício da consciência climática e planetária.

O último item é o alcance e relevância dos procedimentos adotados, assegurando o reconhecimento pela conquista coletiva e comunitária do trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade.

PLANILHA GEE

Fonte: Autoria própria. 10/6/2021

PLANILHA GEE - TRANSPORTES

Fonte: Autoria própria

COMPENSAÇÃO DE CARBONO

  • Plantio de árvores
  • Estoque florestal
  • Sistema solar fotovoltaico
  • Energia eólica
  • Compostagem
  • Aquisição de créditos de carbono certificados
  • Horta
  • Biodigestor
  • Saneamento

MITIGAÇÃO DE CARBONO

  • Metodologia em Educação Ambiental Climática
  • Ações de Ecoeficiência
  • Substituição de lâmpadas fluorescentes para lâmpadas LED’s
  • Substituição de GLP por GN (gás natural)
  • Adoção de Alimentação orgânica
  • Implantação do Projeto ‘Segunda Sem Carne’
  • Destino adequado ao óleo usado de cozinha
  • Economia de água (instalação de torneiras pressurizadas, por exemplo)
  • Construção de Telhado Verde
  • Prática de compras sustentáveis
  • Adequação do uso de transporte
  • Reflexão acerca da desintoxicação digital
  • Verificação dos extintores

Compensação e Mitigação de GEE - Gases do Efeito Estufa

PLANILHA sugerindo ações compensatórias e mitigatórias associando a cada um dos principais GEE – Gases do Efeito Estufa:
CO2 (gás carbônico)
CH4 (metano)
N2O (óxino nitroso)
SF6 (hexafluoreto de enxofre)
HFC (hidrofluorcarbono