APRESENTAÇÃO
Na atual era geológica, as ações antrópicas têm provocado alarmantes impactos no metabolismo ecossistêmico e profundas transformações pelas sociedades humanas, sobretudo a partir da Revolução Industrial (MIRANDA, 2012).
A relação atual humano-natureza converteu-se em um panorama antropocêntrico e mecanicista que consiste na velocidade do crescimento urbano com um consumo exacerbado dos recursos naturais (BAPTISTA, 2010).
O período geológico do planeta intitulado no final do século XVIII de ‘Antropoceno’ (SVAMPA, 2018), representa um cenário crítico acerca dos problemas socioambientais.
Um dos exemplos mais evidentes está associado à CRISE CLIMÁTICA.
Segundo a ONU, essa é uma das mais alarmantes catástrofes que a humanidade enfrentará, especialmente as comunidades mais vulnerabilizadas.
Os efeitos das variações no clima já são considerados devastadores,
visto que a temperatura média do planeta já se elevou em 1,1º Celsius
em comparação aos níveis pré-industriais (IPCC, 2022).
As informações divulgadas sobre os frequentes fenômenos climáticos extremos aquecem as discussões sobre a relação do homem com a natureza
tornando-as cada vez mais necessárias (MENDONÇA, 2007).
Portanto, é imperativo que uma ESCOLA empreenda ações compensatórias e mitigatórias do gás carbônico com objetivo de ser validada CARBONO NEUTRO assumindo o desafio de despertar a motivação dos cidadãos para adotarem ações em direção às metas de sustentabilidade (JACOBI, 2011).
Quando esse título é obtido, fica demostrado o total das suas emissões,
assim como o resultado pedagógico e técnico-climático do plano aplicado
para a devida reabsorção desse gás, que, em excesso,
é um poderoso impulsionador da crise climática.
O clima no planeta com a cronologia terminológica.
Fonte: Autoria própria