COMO?
No VÍDEO, o Prof. RICARDO HARDUIM esclarece o passo-a-passo para a aplicação do projeto ‘CARBONO NEUTRO’ em uma instituição educacional.
METODOLOGIA
Fluxograma
Carbono Neutro
em instituições de ensino
A escola necessita trilhar a sequência ao lado para conquistar a validação ‘carbono neutro’.
No item 1 inicia-se o projeto numa instituição de ensino, sendo que este será implantado tão-somente se os diretores e coordenadores pedagógicos se sensibilizarem com a proposta. Portanto, a receptividade, compreensão, acolhida e aceitação representam a conduta para o caminhar do projeto na instituição.
A sugestão no item 2 é a criação de uma equipe de integrantes da escola que possa conduzir e coordenar o projeto. Essa equipe de membros partícipes é aqui intitulada ‘Núcleo Mobilizador do Clima – NMC’. O NMC poderá ser constituído de forma híbrida com a participação de distintos setores, tais como representantes do corpo diretivo, professores, estudantes, servidores, técnicos, bem como outros membros da comunidade educativa.
O item 3 do fluxograma representa a etapa técnica do projeto no que concerne aos cálculos correspondentes às emissões de GEE.
Os itens 4 e 5 configuram, respectivamente, a efetiva compensação e as intervenções para a redução do carbono emitido.
O item 6 é a etapa que fundamenta o processo, pois os resultados alcançados devem retratar e traduzir o quanto a comunidade educativa denota êxito no exercício da consciência climática e planetária.
O último item é o alcance e relevância dos procedimentos adotados, assegurando o reconhecimento pela conquista coletiva e comunitária do trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade.
PLANILHA GEE
Fonte: Autoria própria. 10/6/2021
PLANILHA GEE - TRANSPORTES
Fonte: Autoria própria
COMPENSAÇÃO DE CARBONO
- Plantio de árvores
- Estoque florestal
- Sistema solar fotovoltaico
- Energia eólica
- Compostagem
- Aquisição de créditos de carbono certificados
- Horta
- Biodigestor
- Saneamento
MITIGAÇÃO DE CARBONO
- Metodologia em Educação Ambiental Climática
- Ações de Ecoeficiência
- Substituição de lâmpadas fluorescentes para lâmpadas LED’s
- Substituição de GLP por GN (gás natural)
- Adoção de Alimentação orgânica
- Implantação do Projeto ‘Segunda Sem Carne’
- Destino adequado ao óleo usado de cozinha
- Economia de água (instalação de torneiras pressurizadas, por exemplo)
- Construção de Telhado Verde
- Prática de compras sustentáveis
- Adequação do uso de transporte
- Reflexão acerca da desintoxicação digital
- Verificação dos extintores